sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Porque o Parque é assim? -clique na foto para ampliá-la



(As 3 imagens neste post são do parque central de Breda-Holanda, cidade com menos de 170 mil habitantes)


Como é sabido, o clima nos paises europeus costuma ser bastante severo.
Como é possível observar parques, na maioria das grandes capitais, com jardins, árvores e plantas exuberantes, verdes e compondo com um cenário sempre agradável aos olhos? É claro que, no inverno rude, tudo isto não se aplica, mas as plantas continuam lá. Aqui, clima tropical, o verde das plantas nos parques deveria ser permanente, como o é ainda, nas regiões de nosso país, onde o urbanismo ainda não chegou.
O que têm os europeus que não temos nós? O que nos falta afinal? – Manutenção. Mas também gente competente, que cuida, trata e embeleza. Está faltando mão de obra e das boas.
Temos o clima adequado, temos as condições atmosféricas adequadas, só não temos uma sociedade civil consciente o bastante, de suas responsabilidades, para cobrar e exigir de quem deve ser exigido e aqui não é apenas o poder público, são também aqueles cidadãos que carecem de cidadania, como o garotão que joga lata de cerveja pelo vidro do carro, pela molecada que “esquece” as PETs nos bancos do Parque, pelas senhoras que deixam seus lindos cãezinhos fazerem suas necessidades sobre o passeio, pela empresa encarregada de limpeza que não limpa o bueiros das avenidas em volta do Parque, fazendo com que a enxurrada corra, como um rio, sobre o asfalto.
O que mais nos falta portanto, é educação e cidadania, e isto se aprende. Este Blog é também para isto.
Bom final de semana e bons passeios em nosso futuro lindo Parque.

W Avila

4 comentários:

  1. Bom dia Avila. Li a matéria no Correio e vim aqui conferir. Bela iniciativa. Continue e atualize sempre. Vou colocar o seu blog nos meus favoritos. O Parque Taquaral é o melhor (talvez o único) espaço de lazer esportivo de uma cidade de mais de um milhão de habitantes. Não merece o tratamento que recebe, seja das autoridades, seja da população. Continuemos na luta para que ele seja recuperado e seja apresentado dignamente a todos nós, frequentadores.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu discordo da matéria do correio.
    Acho que somente deveria melhorar a iluminação.
    Como o CP afirmou sobre o lado B da lagoa, tenho certeza, que não influencia em nada a vida dos visitantes do parque.

    ResponderExcluir
  3. Ola Elcio boa tarde. Agradeço pela visita e pelo interesse. É sempre um grande privilégio quando as pessoas, param as suas atividades e nos dedicam alguns minutos, nos honrando com seus comentários, opiniões e apoios.
    Continue próximo e nos visitando, todos ganharemos
    Um grande abraço
    W Avila

    ResponderExcluir
  4. Ola Marcos, aproveito para agradecê-lo pelo gesto generoso de vir aqui externar a sua opinião. Ninguém no fundo é dono da verdade. Gostaria, e muito, que isso aqui fosse um espaço onde todos possam se manifestar livremente, sentindo-se seguros e que serão ouvidos. Importa mais como saimos do que como chegamos para essa partilha de informações, opiniões, pontos de vista, etc. Para isso é necessário que exista um local, ainda que virtual, onde possa existir o debate. Isso é o que o Blog pretende ser. Obrigado uma vez mais
    W Avila

    ResponderExcluir