domingo, 28 de fevereiro de 2010

Podemos contar com a midia?

As competentes matérias do jornalista Fábio Galacci, no Correio Popular do último final de semana, certamente fizeram muitos de nós acordarmos para uma triste realidade do Parque Taquaral.
Uma semana depois, não posso ainda afirmar se, concretamente, existe algo mudado. No entanto, acredito que em nossas consciências, nós que temos a preocupação de ver aquele local melhor tratado, muita coisa está mudando.

Foi em uma manhã, correndo pela pista do Parque, como em um relâmpago, que visualizei a imagem de tudo aquilo em volta, mais limpo, mais bonito, melhor cuidado. De relance, pareceu um sonho*. "Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade." (Raul Seixas).
Acredito no velho Guru e assim, chegar à idéia do Blog foi muito rápido. Entendi claramente que guardar só pra mim, poderia morrer ali, compartilhar era a chance de torná-lo realidade.
Não foi o parceiro do velho roqueiro, que disse que “quando temos um sonho parece que o universo inteiro conspira para que ele se realize"? Pois bem, vejo as reportagens citadas como sendo a contribuição da Providência. Isto não significa que devamos ficar sentados, à espera da Providência (“um idiota que caminha, costuma ir mais longe que um sábio sentado”).
Vamos unidos, agir, buscar mais apoios, idéias, espaços. O Correio Popular contribuiu de maneira brilhante e contundente com a nossa causa de Resgatar o Parque.
Sonho agora com a possibilidade de acontecer o mesmo com a TV Século 21, por exemplo, em seu oportuno “Cidadania no ar”, ou ainda na Rede Família, o excelente “Cadeira Cativa”, esportivo e com ampla abordagem, inclusive sobre vida saudável (praticar esportes ao ar livre, certamente o é) e no dia que for o “Programa Itinerante” (uma vez por mês) porque não passar pelo Parque?
Ou na TVB o programa “Circuito Fechado” de público tão seleto, do formador de opinião junto aos jovens, Gustavo Frison. Também na EPTV com numerosos espaços da programação, onde assuntos da relevância do resgate de nosso Parque poderia ter vez. Mas aí já é com o Diretor Regional de Jornalismo do Grupo, jornalista Ciro Porto, premiadojá em 1997, nos E.U.A. com o programa "O Encanto das Aguas" da melhor "Mensagem de Conservação", sem falar do famoso "O Canto da Piracema". As nossas águas(da lagoa Isaura Telles Alves de Lima, seu nome correto), cada vez mais escassas, engrossadas pelos sedimentos, pelo lodo, pelos dejetos, pelo lixo, por esgotos de toda sorte, esperam silenciosas e calmas, pela mão amiga e salvadora.
Digamos que a Providência em nossa cidade, apesar de tudo, é muito pródiga e diversificada, pois temos ainda e,não menos importante, a conhecida TV Band Campinas, onde um programa sob medida, “BAND Cidade”, conduzido pela simpática jornalista Cíntia Absalonsen, aborda, ao vivo, temas os mais diversos e até mesmo denúncias sobre mal-feitos(esquecer o Parque não seria um, e dos grandes?). Penso que, não fazer ou fazer mal, conduzem ao mesmo triste fim: o caos, pelo menos quando se trata do compromisso público de trabalhar para cidade.
Não poderia deixar de mencionar a ajuda enorme que poderia dar o programa “Entrevista Coletiva” do conhecido e competente jornalista José Arnaldo, da mesma emissora, sem dúvida um grande formador de opinião, para elevar o debate sobre aquela que foi eleita, pela população campineira, a 3ª. maravilha da cidade, o Parque Taquaral.
Agora, para finalizar, uma historinha do professor de PNL, Prof. Gatti, a quem agradeço:
"Durante 10 anos seguidos, 3 vezes por dia, todos os dias, um homem pedia em suas orações:
• Senhor, Fazei com que eu ganhe na loteria... Senhor, Fazei com que eu ganhe na loteria... Senhor, fazei com que eu ganhe na loteria...
Dez anos depois de tanta oração, ecoou uma sonora e bondosa Voz, dizendo:
• Está bem, meu filho... Mas vê se pelo menos você joga...!!!"


O que estamos fazendo é JOGAR, é FAZER a nossa PARTE.
Faça também a sua: divulgue entre seus amigos,na sua lista, comente no Blog, critique, faça saber na sua academia ou clube, na sua faculdade ou escola, participe do Forum onde coloquei indagações sérias sobre os dois temas propostos, como o questionamento a particpação da prefeitura no que os concessionários arrecadam ou ainda as opções sobre o esgoto na lagoa, etc...São inúmeras as possibilidades.

* Outros também tiveram sonhos. Veja nos links a seguir como alguns foram proféticos. (se não abrir, copie e cole em sua barra de ferramentas)
–No original(inglês):http://www.americanrhetoric.com/speeches/mlkihaveadream.htm

-Em português:http://www.english-zone.com/holidays/mlk-dreamp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário