segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Reportagens do Jornal "Correio Popular"

(clique na foto para ampliá-la)
Quando coloquei o Blog “no ar”, há apenas 15 dias e fiz um convite à sociedade civil de Campinas, não imaginava que já estava sendo cogitado, nos escritórios do maior jornal da Grande Campinas, um trabalho sobre o nosso Parque Taquaral.

Podemos dizer agora que temos ao nosso lado o “quarto poder”, o que é uma redundância, pois o chamado “quarto poder”, dos poderes, é certamente o único que se encontra incondicionalmente ao lado da população, sem querer formular aqui, à priori, nenhuma crítica aos demais poderes, que são essenciais para todos nós, mas com características que lhes são peculiares.
As duas reportagens, do já premiado jornalista Fábio Galacci, publicadas na edição de domingo e dessa segunda feira, são contundentes e precisas, ao apontar as mazelas dessa que foi eleita, como está na reportagem, uma das sete “Maravilhas de Campinas”, que com 6559 votos, ficou em terceiro lugar, em pesquisa do Grupo RAC, em 2007.
Aqui vai sim, uma crítica sob forma de pergunta: como pode o poder público responsável, mais direto, pela conservação da terceira maior “Maravilha de Campinas” deixar chegar a esse ponto?
Fiquei muito feliz e em mesmo tempo muito triste com as oportunas, contundentes e definitivas, duas reportagens sobre o nosso Parque. Feliz pela conveniência da reportagem assim como pelo convite pessoal que me fez o jornalista, para contribuir com a sua matéria e muito triste por tomar conhecimento de problemas que jamais imaginava que pudessem existir.

Criticar ou lamentar apenas, não é bom nem para o Parque e menos ainda para as nossas consciências. Sábios são os que fazem de seus próprios “erros” e até mesmo dos “erros” alheios, oportunidades de aprendizado, que possa, se transformar em ações.
Escrevi e acredito, que nós, sociedade civil, podemos muito mais para o Parque de que qualquer outro poder. É muito simples entender: nós, população, somos perenes para o Parque, diferentemente do político, do policial ou até mesmo da mídia. O cidadão, usuário, será sempre o melhor fiscal, o melhor promotor, o melhor defensor daquele espaço, pois ele é seu – entendimento que nem sempre fica evidente para as pessoas. O objetivo do Blog, meu pessoal e, acredito, de todos aqueles que têm consciência de sua condição de cidadão, responsável, é unir forças, refletir e propor soluções, discutir e propor ações concretas. “Não depende de nós que tudo dependa de nós” escreveu o filósofo francês M. Serres. Então vamso arregaçar as mangas!

Seriam “politicamente incorretos” aqui, todos aqueles que procrastinam e, cidadãos de verdade, os que entram em ação de imediato.
Aqui está o endereço, o ponto de encontro, para onde devem fluir as idéias, os projetos, as propostas de soluções. Todos, como disse na apresentação do Blog, podem e devem contribuir.
Temos dois anos para preparar no nosso Parque para comemorar os seus quarenta anos, em 2012, com a cara, enfim, da terceira “maravilha” de Campinas. Hoje como disse uma leitora do jornal, também eu teria vergonha de levar um amigo, de fora, para conhecer a nossa “maravilha”.
Convido vizinhos do Parque (ribeirinhos), associações de corrida e caminhada, usuários corredores e caminhantes e seus treinadores, etc. escrevam, se manifestem, deixem comentários, dêm sua opinião nos dois fóruns que já existem, proponham outros, inscreva-se como seguidor. E para finalizar gostaria de propor uma data, o 21 de abril - Feriado de Tiradentes – para um grande encontro, no próprio Parque e fazermos um balanço, nos conhecermos e definirmos a próxima etapa. A mídia, além da impressa, também as inúmeras TVs de Campinas e região, teriam muito a contribuir para o sucesso, dessa nossa empreitada heróica e desafiante. Agir é mais eloquente do que falar. Lembram-se? - Em ação. W. Avila

2 comentários:

  1. Olá Wenceslau

    Podemos montar um ONG, sei la com um nome "Viva a Lagoa do Taquaral" e trabalhar junto a prefeitura e empresas interessadas em trabalhar em prol da revitalização do parque taquaral. Não podemos deixar acontecer com ele o que aconteceu com o parque ecológico. Estou aqui para ajuda mande-me um e-mail nstiago@gmail.com

    Abraços
    Tiago

    ResponderExcluir
  2. Bravo Tiago, vamos conversar sim. Só para ilustrar a sua informação pergunto: cadê o politico criador do Parque Ecológico? Ninguém tem mais notícias. Se os seus usuários não tomarem o controle de seu parque, em pouco tempo ele não existirá mais. Vamos juntar forças.
    Um abraço
    W. Avila

    ResponderExcluir